quinta-feira, 17 de junho de 2010

História de Jogo Feio e Estréia do Brasil na Copa de 2010

Não me surpreendeu.

Desde que terminou 2009 e o Dunga cravou que não teríamos surpresas, respaldado pelos bons resultados nas eliminatórias classificando-se em primeiro lugar e os títulos da Copa América e Copa das Confederações, me conformei que seria dessa forma a maneira da seleção jogar.

Passei analisar os resultados obtidos por todas as seleções do mundo e passei a aceitar a metodologia vitoriosa do Dunga, (quem deu esse apelido pra ele errou de anão, ele deveria ser o Zangado).

Em 1970 o Brasil ganhou, deu show, só não fez chover porque no México nessa época do ano é um calor infernal. Mas depois de 70 quem deu show ou jogou bonito, não ganhou a copa. Em 74 e 78 a Holanda revolucionou mas perdeu duas finais seguidas para Alemanha e Argentina respectivamente. Em 82 a seleção brasileira teve uma seleção comparável a 70, perdeu para Itália que fez uma primeira fase sofrível, se classificou em terceiro lugar em um grupo de quatro times, eliminou o Brasil e acabou campeã, sem jogar bonito.

Em 86, venceu a seleção que tinha Maradona, o melhor da copa e que fez algo semelhante ao que Garrincha já havia feito em 62, carregando a fama de ter ganho a copa sozinho, mas nem por isso, podemos dizer que a Argentina jogava bonito, inclusive na final, ganharam num sufoco danado por 3 X 2 da Alemanha depois do jogo estar 2 X 2.

1990 foi uma copa desastrosa, o mundo se contaminou de vez pelo futebol de resultados, até o Brasil que nas oitavas massacrou a Argentina, criou diversas chances e perdeu gols de todas as formas, num ataque isolado em uma jogada genial do Maradona, Caniggia matou a seleção e seguiram em empates e vitórias por pênaltis, consagrando um goleiro desconhecido chamado Goicoechea, até chegarem a final quando perderam pra Alemanha por 1 X 0 num gol de pênalti indevidamente marcado. Copa medíocre, campeã e vice medíocres.

94 o Brasil ganhou a copa, nos pênaltis contra a Itália, primeira decisão de copa sem gols na história, marca não superada até hoje, nem preciso dizer que jogamos muito feio, nosso símbolo de feiúra da copa foi o Zinho enceradeira, fomos salvos por Romário, Bebeto e Tafarel.

1998 venceu a França, em casa e contra o Brasil. Mesmo ganhando a final por 3 X 0 não quer dizer que a França ganhou a copa jogando bonito, muito longe disso, mesmo com Zidane foi um sufoco atrás do outro até pegar a seleção brasileira na final, traumatizada pelo ataque do Ronaldo momentos antes do jogo e tirar todo proveito disso.

2002 o Brasil ganhou os sete jogos, ganhou a copa, teve três destaques individuais que jogaram muito bem, o trio de erres Ronaldos e o Rivaldo, mas nada que possamos dizer que tenha jogado bonito ou dado show, as duas partidas contra a Turquia me dão pesadelos até hoje, sem contar que o técnico era o Felipão, o mestre do jogo feio e gaucho como o Dunga.

2006, quem venceu foi a Itália a inventora do futebol feio e terra natal dos ascendentes do Felipão, DNA retranqueiro, chegaram a eliminar a Austrália com um pênalti roubado aos 48 do segundo tempo. Venceram a França (algoz do Brasil pela terceira vez em copas 86, 98 e 2002) na final, nos pênaltis, segunda vez na história que uma copa é decidida assim com a diferença de 94 que ao invés de 0 X 0 o jogo principal foi 1 X 1 (não por coincidência a Itália participou as duas vezes) com a marca suja da forma que o crápula Materazzi arrumou para eliminar Zidane do jogo.

Ou seja meus amigos, o Dunga sabe disso de cor e salteado, aliás, todo gaucho acho que já nasce sabendo disso, que jogar feio e vencer é melhor que jogar bonito e perder. O Parreira deveria ser gaucho...

Tudo isso porque não tem muito o que falar do jogo contra o Coreia do Norte, muita retranca, óbvio de qualquer adversário do Brasil, dificuldade brasileira para furar o bloqueio porque quando os meias e os atacantes são bem marcados os volantes precisam vir de trás com qualidade para criar o elemento surpresa, não temos esse jogador, dependemos só do Robinho.

O Kaká está mal ainda, apesar da melhora depois dos amistosos. E na individualidade do Elano e Maicon e depois Robinho e Elano, abrimos 2 X 0. Depois disso, quando o Dunga começa a se soltar e coloca o time mais ofensivo tomamos um gol, suficiente pra ele não fazer mais isso, ficou traumatizado.

De qualquer forma, adoro quando o Dunga ferra com toda imprensa e não abre privilégio pra ninguém, não tem exclusiva, nem treino filmado, e torço muito pra que o Brasil ganhe a copa e esse bando de agitadores e fofoqueiros que são 95% da imprensa, tenha que se curvar e ficar bajulando o Dunga, inclusive vai ter muitos que vão dizer que sempre souberam que ele ganharia. Continuarei aqui sonhado e torcendo.

Domingo tem Costa do Marfim, acredito muito na vitória, um abraço e até lá.

Falei !!!

Análise da Primeira Rodada da Copa 2010

Hoje terminou a primeira rodada da copa do mundo 2010 já tivemos 16 partidas e a copa está morna. Poucos gols, muita cautela, muitos volantes, meio-campistas e marcação.

No grupo um muito equilíbrio. Quatro empates. França e Uruguai foi decepcionante. Zero a zero. Jogo do sono. Melhor para a África do Sul que incrivelmente e mesmo com um empate de um a um contra o México foi a seleção que mostrou melhor futebol e tem chance de seguir para as oitavas.

Coréia do Sul mostrou muita movimentação e vontade de vencer, já os gregos uma porcaria de time, marcação, faltas, chutes de longe sem direção e técnica zero. Os coreanos venceram por dois a zero e seguem firme em busca da segunda fase.

Argentina e Nigéria fizeram um jogo muito movimentado, com as duas equipes perdendo muitos gols, principalmente a Argentina, só o Higuain perdeu várias chances enquanto Milito esquentava o banco. De qualquer forma, Messi, Tevez e Veron mostraram ótimo futebol e devem vencer os três primeiros jogos desta fase e classificar-se sem problemas. Coréia e Nigéria decidirão a segunda vaga. Grécia? Não deveria nem ter se classificado. Horrível.

Inglaterra e EUA fizeram outro jogo feio, sem atrativos. Dos americanos nunca se espera muito mais do que mostraram, mas acredito que classifiquem porque tanto Eslovênia como Argélia são fraquíssimas. Os ingleses ficaram devendo muito futebol pelo que se espera dos craques que compõem o time da rainha. Mas ainda devem ser primeiros do grupo e classificarem sem muito esforço.

Outra decepção foi a Sérvia, não jogou nada contra Gana e ainda revelou ser um time violento e imaturo. A boa campanha nas eliminatórias e as lembranças da época de Iugoslávia não se confirmaram. Ainda pode se recuperar, mas deve ficar fora. Assim como a Austrália, aniquilada pela Alemanha. Gana por sua vez foi a única seleção africana que venceu até agora, deve vencer a Austrália também e se classificar em segundo. Primeira do grupo será a favorita Alemanha que encantou a todos. Contra a Austrália venceu, convenceu e deu show com um jogador novo e muito talentoso: Müller, camisa 13, atacante e meio-campista, deu passe pra gol, driblou sempre com objetividade e fez um gol também. Se eu tivesse que indicar um craque para a copa cravaria nele, Müller.

Holanda e Dinamarca, deu a lógica. Holanda venceu mas não convenceu, jogou muito menos do que se espera dela, mas os 2 X 0 foram tranqüilos e sem sustos. Japão surpreendeu Camarões, que faz tempo que não joga nada. Etoo não foi nem de perto o grande jogador de Barcelona e Inter. No Japão uma única jogada resultou na vitória, bola na direita cruzada na área, fizeram isso umas trinta vezes mesmo tendo atacantes baixos contra uma defesa alta, deu certo, Honda fez o gol da vitória.

Itália mais uma vez estreou mal. Quase perdeu do aplicadíssimo Paraguai que saiu na frente, mas numa falha do goleiro deu de presente o empate para os atuais campeões do mundo. Nada demais, a Itália sempre faz isso e sempre vai longe. No mesmo grupo Eslovaquia e Nova Zelandia também empataram em 1 X 1, surpreendendo a todos que imaginavam três derrotas dos neozelandeses Como o grupo A todos iguais.
No grupo do Brasil, Costa do Marfim mostrou que não está pra brincadeira, criou muitos problemas para Portugal, marcaram muito bem e acabaram empatando em 0 X 0. Ótimo para o Brasil que com a vitória sobre a Coreia do Norte se isolou na primeira colocação. (do Brasil falo com mais detalhes a seguir)

Chile confirmou o favoritismo e venceu Honduras por 1 X 0, mas poderia ser de mais. Jogou bem mesmo sem seu principal jogador, Suazo. Mas a surpresa veio no jogo seguinte, a tão falada Espanha, campeã européia e líder nas bolsas de apostas inglesas e sulafricanas e perdeu. Pegou a intransponível Suíça (que não toma gols em copas desde 1994) derrota de 1X 0.

No final dessa primeira rodada, quatro favoritos venceram, Argentina, Alemanha, Holanda e Brasil, desses só a Alemanha jogou bem. Dois favoritos empataram Itália e Inglaterra, a outra favorita, Espanha, perdeu. Qualquer campeão sem ser estes sete, será uma zebrona, mesmo que seja França ou Uruguai que já venceram copas.

Dois detalhes finais, primeiro, esta primeira rodada bateu o recorde negativo de dois gols por jogo, nunca a média de gols foi tão baixa. O segundo detalhe é que essa derrota da Espanha, aumenta e muito o risco do Brasil pegar os espanhóis nas oitavas, e quer saber, eu prefiro. Se não tiver que dar em nada, já cai fora logo e a gente escalpela o Dunga de uma vez e se eliminar a Espanha, ganha moral e segue pro hexa.

Pensei em comentar jogo a jogo, mas pelo que a copa apresentou até agora, escreveria tão pouco que caberia no Twiiter. Único jogo ou melhor a única seleção que mereceu mais que 140 caracteres de análise foi mesmo a Alemanha. Futebol surpreendente, ofensivo, com disciplina tática aliada a técnica e dedicação peculiar dos alemães. Mesmo com a falta do Ballack (que eu nem acho tão bom assim) eles fizeram uma excelente estréia. A Argentina também foi bem, apesar da defesa fraca. Tem um jogador, meio zagueiro, meio lateral-direito que é fraquíssimo; Jonas Gutierrez. Se o Maradona não corrigir este problema, quando pegar uma seleção de maior poder ofensivo, pode pôr tudo a perder por pura teimosia, afinal, neste setor, Dom Diego deixou de convocar o Zanetti. Tá fazendo merda o baixinho marrento.

Falei !!!