quinta-feira, 17 de junho de 2010

História de Jogo Feio e Estréia do Brasil na Copa de 2010

Não me surpreendeu.

Desde que terminou 2009 e o Dunga cravou que não teríamos surpresas, respaldado pelos bons resultados nas eliminatórias classificando-se em primeiro lugar e os títulos da Copa América e Copa das Confederações, me conformei que seria dessa forma a maneira da seleção jogar.

Passei analisar os resultados obtidos por todas as seleções do mundo e passei a aceitar a metodologia vitoriosa do Dunga, (quem deu esse apelido pra ele errou de anão, ele deveria ser o Zangado).

Em 1970 o Brasil ganhou, deu show, só não fez chover porque no México nessa época do ano é um calor infernal. Mas depois de 70 quem deu show ou jogou bonito, não ganhou a copa. Em 74 e 78 a Holanda revolucionou mas perdeu duas finais seguidas para Alemanha e Argentina respectivamente. Em 82 a seleção brasileira teve uma seleção comparável a 70, perdeu para Itália que fez uma primeira fase sofrível, se classificou em terceiro lugar em um grupo de quatro times, eliminou o Brasil e acabou campeã, sem jogar bonito.

Em 86, venceu a seleção que tinha Maradona, o melhor da copa e que fez algo semelhante ao que Garrincha já havia feito em 62, carregando a fama de ter ganho a copa sozinho, mas nem por isso, podemos dizer que a Argentina jogava bonito, inclusive na final, ganharam num sufoco danado por 3 X 2 da Alemanha depois do jogo estar 2 X 2.

1990 foi uma copa desastrosa, o mundo se contaminou de vez pelo futebol de resultados, até o Brasil que nas oitavas massacrou a Argentina, criou diversas chances e perdeu gols de todas as formas, num ataque isolado em uma jogada genial do Maradona, Caniggia matou a seleção e seguiram em empates e vitórias por pênaltis, consagrando um goleiro desconhecido chamado Goicoechea, até chegarem a final quando perderam pra Alemanha por 1 X 0 num gol de pênalti indevidamente marcado. Copa medíocre, campeã e vice medíocres.

94 o Brasil ganhou a copa, nos pênaltis contra a Itália, primeira decisão de copa sem gols na história, marca não superada até hoje, nem preciso dizer que jogamos muito feio, nosso símbolo de feiúra da copa foi o Zinho enceradeira, fomos salvos por Romário, Bebeto e Tafarel.

1998 venceu a França, em casa e contra o Brasil. Mesmo ganhando a final por 3 X 0 não quer dizer que a França ganhou a copa jogando bonito, muito longe disso, mesmo com Zidane foi um sufoco atrás do outro até pegar a seleção brasileira na final, traumatizada pelo ataque do Ronaldo momentos antes do jogo e tirar todo proveito disso.

2002 o Brasil ganhou os sete jogos, ganhou a copa, teve três destaques individuais que jogaram muito bem, o trio de erres Ronaldos e o Rivaldo, mas nada que possamos dizer que tenha jogado bonito ou dado show, as duas partidas contra a Turquia me dão pesadelos até hoje, sem contar que o técnico era o Felipão, o mestre do jogo feio e gaucho como o Dunga.

2006, quem venceu foi a Itália a inventora do futebol feio e terra natal dos ascendentes do Felipão, DNA retranqueiro, chegaram a eliminar a Austrália com um pênalti roubado aos 48 do segundo tempo. Venceram a França (algoz do Brasil pela terceira vez em copas 86, 98 e 2002) na final, nos pênaltis, segunda vez na história que uma copa é decidida assim com a diferença de 94 que ao invés de 0 X 0 o jogo principal foi 1 X 1 (não por coincidência a Itália participou as duas vezes) com a marca suja da forma que o crápula Materazzi arrumou para eliminar Zidane do jogo.

Ou seja meus amigos, o Dunga sabe disso de cor e salteado, aliás, todo gaucho acho que já nasce sabendo disso, que jogar feio e vencer é melhor que jogar bonito e perder. O Parreira deveria ser gaucho...

Tudo isso porque não tem muito o que falar do jogo contra o Coreia do Norte, muita retranca, óbvio de qualquer adversário do Brasil, dificuldade brasileira para furar o bloqueio porque quando os meias e os atacantes são bem marcados os volantes precisam vir de trás com qualidade para criar o elemento surpresa, não temos esse jogador, dependemos só do Robinho.

O Kaká está mal ainda, apesar da melhora depois dos amistosos. E na individualidade do Elano e Maicon e depois Robinho e Elano, abrimos 2 X 0. Depois disso, quando o Dunga começa a se soltar e coloca o time mais ofensivo tomamos um gol, suficiente pra ele não fazer mais isso, ficou traumatizado.

De qualquer forma, adoro quando o Dunga ferra com toda imprensa e não abre privilégio pra ninguém, não tem exclusiva, nem treino filmado, e torço muito pra que o Brasil ganhe a copa e esse bando de agitadores e fofoqueiros que são 95% da imprensa, tenha que se curvar e ficar bajulando o Dunga, inclusive vai ter muitos que vão dizer que sempre souberam que ele ganharia. Continuarei aqui sonhado e torcendo.

Domingo tem Costa do Marfim, acredito muito na vitória, um abraço e até lá.

Falei !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário